Coluna na Gazeta de Caçapava (26/03/2021)

Boletim do IRPF

Até a manhã desta quarta-feira, 649 caçapavanos haviam entregue suas declarações do Imposto de Renda 2021. O número representa aproximadamente 12% do total esperado para este ano.

No Rio Grande do Sul, foram entregues mais de 390 mil declarações, e no Brasil todo, o número de chegou a 7 milhões esta semana. O prazo para entrega da declaração do IRPF 2021 vai até o dia 30 de abril.


Ganho de Capital

Na próxima terça-feira, dia 30 de março, teremos mais um evento do Painel Receita Cidadã. O assunto abordado nesta edição será a declaração de Ganho de Capital, que deve ser feita por quem negociou bens. A transmissão ocorrerá das 9h às 11h, no canal do CRC-RS: www.youtube.com/tvcrcrs

O evento desta semana, realizado no dia 23, trouxe esclarecimentos sobre o programa do IRPF deste ano, e já conta com mais de duas mil visualizações no Youtube.


Declaração pré-preenchida

A Receita Federal realizou uma coletiva de imprensa no dia 23, terça, para apresentar a ampliação do acesso à declaração pré-preenchida do IRPF 2021. O vídeo da apresentação está disponível no canal do Ministério da Economia no YouTube (www.youtube.com/mpstreaming).


Arrecadação

A arrecadação total das receitas federais atingiu, em fevereiro de 2021, o valor de R$ 127.747 milhões, registrando acréscimo real (IPCA) de 4,30% em relação a fevereiro de 2020. No período acumulado de janeiro a fevereiro de 2021, a arrecadação alcançou o valor de R$ 307.968 milhões, representando um acréscimo pelo IPCA de 0,81% em relação ao ano passado.


Uma dica aos consumidores

É possível baixar, em iPhones ou em celulares com sistema Android, mais comuns, o aplicativo Nota Fiscal Gaúcha. Ao fazer uma compra, o consumidor inscrito no programa NFG deve pedir a inclusão de seu CPF na nota fiscal emitida pelo estabelecimento. Depois, basta ler o QR Code da nota usando o aplicativo para concorrer, em um sorteio instantâneo, a prêmios em dinheiro de até 30 mil reais.

Um fraterno abraço a todos.