Prefeitura de Santana da Boa Vista fará campanha pela destinação do IRPF junto aos servidores

Prefeitura Municipal é a instituição com maior número de trabalhadores na localidade e apostará na conscientização.


Na manhã de terça-feira, dia 15 de fevereiro, o agente da Receita Federal em Caçapava do Sul, assistente técnico-administrativo Fábio Burch Salvador, reuniu-se com o prefeito de Santana da Boa Vista, Garleno Alves, e a Secretária Municipal da Fazenda, Janice Kaiser.

O objetivo do encontro foi a definição de estratégias para estimular os contribuintes locais que fazem declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física a destinarem valores aos fundos municipais.

A cidade regularizou, ao longo do ano de 2021, seus Fundos Municipais dos Direitos da Criança e dos Direitos do Idoso. Isso significa que o Programa Gerador da Declaração do IRPF 2022 já exibirá estas duas entidades como possíveis beneficiárias da parcela destinável do IR Devido.


O maior empregador individual da cidade

A Prefeitura Municipal é a instituição com maior número de trabalhadores em toda a cidade. São 306 servidores, 107 terceirizados e 24 estagiários. Além destes, estão vinculados também 119 aposentados e 14 pensionistas.

Este contingente equivale a 7% da população total, que é de apenas 8244 habitantes.

Aproximadamente 35% dos profissionais da Prefeitura recebem rendimentos anuais acima do teto de isenção definido na tabela do IRPF e precisam apresentar declaração.


Cartilha

O prefeito Garleno propôs a ideia de anexar uma pequena cartilha sobre destinação do IRPF junto às folhas de frequência que os funcionários da Prefeitura recebem no início de cada mês.

“Podemos fazer isso em todos os meses do período de declaração do IRPF, começando agora pelo primeiro dia útil de Março”, disse.

A elaboração desta cartilha será feita pela ARF/Caçapava do Sul e a impressão dos exemplares ficará a cargo da Prefeitura de Santana da Boa Vista.

Além do esforço de conscientização dos servidores municipais, a Prefeitura comprometeu-se a divulgar os conteúdos da campanha do Imposto Solidário junto à comunidade em geral.

Fabio Burch Salvador