Coluna na Gazeta de Caçapava (14/05/2021)

Boletim do IRPF

Em Santana da Boa Vista, 301 cidadãos já fizeram o IRPF. O número corresponde a 37% da expectativa.

São Sepé está um pouco mais adiantada, pois as 1.867 DIRPFs entregues perfazem 48% do número estimado para este ano.

Em Caçapava do Sul, até agora foram entregues 2.677 declarações, ou 49% do total esperado.

Lavras do Sul segue adiantada: os 601 contribuintes que fizeram o IRPF são 62% do número de declarantes obrigados a fazer isso este ano.


Concurso de curtas!

A Prefeitura de Santa Maria, em parceria com a Receita Federal, está realizando um concurso de videos curtos relacionados à campanha do Imposto Solidário.

Para participar é muito fácil: basta gravar um vídeo com duração de 30 segundos a um minuto, e enviá-lo para o e-mail concursoimpostosolidario@gmail.com. Não esqueça de colocar também teu nome completo e teu telefone.

O vídeo tem que ser filmado na posição vertical; se tiver coisas escritas, elas devem ser legíveis e o áudio tem que ser inteligível; e o conteúdo tem que ser pertinente ao assunto proposto.

O prazo de inscrição vai até o dia 24 de Maio. Depois de enviar o vídeo, e de receber um OK da equipe organizadora, tu tens que postar esse video em alguma rede social (Facebook ou Tiktok), e marcar o Programa Municipal de Educação Fiscal.

Os prêmios para os melhores filmes serão os seguintes:

O 1º lugar leva um Apple Watch Smartwatch, Apple Series 5 44MM;

O 2º lugar leva um aparelho de som JBL Flip 4;

O 3º colocado um fone JBL Tune 500BT.

O regulamento e outras informações importantes estão lá no site da Prefeitura de Santa Maria:

www.santamaria.rs.gov.br/educacaofiscal


NOVIDADE: Pontos de Atendimento Virtual

A Receita Federal iniciou a implementação de Pontos de Atendimento Virtual (PAV) em cidades do Rio Grande do Sul.

Um PAV nasce com a assinatura de um Acordo de Cooperação entre a Receita Federal e a Prefeitura de alguma cidade que não tenha uma unidade de atendimento da RFB.

Em seguida, o governo municipal designa três servidores, que recebem treinamento e acesso ao sistema de processos eletrônicos da Receita Federal, para poderem protocolar documentos.

E com isso, os cidadãos da localidade passam a ter um local no qual podem obter orientações e encaminhar os serviços normalmente feitos nas agências da Receita Federal.


Na semana que vem, teremos duas transmissões ao vivo muito importantes. Ambas, organizadas dentro das parcerias do Painel Receita Cidadã.


Lucro Presumido

Na terça-feira, dia 18 de maio, das 9h às 11h temos uma Live com o auditor-fiscal Edevaldo Maroneze, da Delegacia da Receita Federal em Santa Maria, dando orientações gerais e resolvendo dúvidas das empresas tributadas pelo Lucro Presumido.

Esta transmissão vai ao ar no canal do CRC/RS: youtube.com/tvcrcrs.


Unificação dos Cadastros Rurais

Na quarta, dia 19, é a vez de o analista-tributário Jurandir Carneiro, lá de Lagoa vermelha, falar ao vivo sobre os cadastros de imóveis rurais.

Especialmente, sobre esse processo de interligamento dos dados do INCRA com os do ITR, a interação entre eles e os registros em cartório, o cadastro ambiental e todas as instâncias nas quais o produtor precisa prestar contas e declarar suas terras.

Esta Live vai ao ar no canal do Senar RS: youtube.com/SenarRioGrandedoSul.