Cidadania Fiscal foi tema de palestra no Instituto de Educação Dinarte Ribeiro, em Caçapava do Sul

Encontro teve como público os alunos do curso técnico em Administração, e transformou-se em um painel sobre tributação, realidade brasileira e o papel do cidadão.

Na noite da terça-feira, dia 14 de novembro, o Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro recebeu o agente local da Receita Federal, Fábio Burch Salvador, para uma palestra e debate com os alunos da etapa 1 do curso técnico em Administração. O encontro faz parte das atividades da Semana Acadêmica da escola.

A plateia, composta por 28 estudantes, participou fazendo perguntas e dando contribuições importantes para o desenvolvimento dos assuntos tratados.



A pauta principal teve como foco a promoção da Cidadania Fiscal – o palestrante explicou o básico sobre tributação, os conceitos de regressividade e progressividade, deu um panorama geral do sistema brasileiro e mostrou as possibilidades de ação cidadã dentro das regras existentes. A partir dai, a conversa enveredou por assuntos como economia, sociedade e até história.

O evento durou cerca de duas horas e meia (com um intervalo para o lanche, claro) e acabou transformando-se em um debate / aulão coletivo sobre a realidade brasileira, sobre administração pública e sobre o papel do cidadão na construção de uma sociedade mais consciente, solidária e próspera.



Além dos alunos e do palestrante participaram ainda os idealizadores e organizadores do encontro, professores Joelson Vasconcelos, Charla Chaves, José Júnior Dias e o vice-diretor do turno da noite, Walter Lorenzen Júnior.