Publicado por:
Número de Cidadãos Solidários EXPLODE em todo o país (e também por aqui)
Todos os anos, no período da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, a Receita Federal – em parceria com um número cada vez maior de entidades, estados e municípios – faz sua campanha pela destinação dos valores do IR.
Destinar significa simplesmente dar um destino certo a uma pequena parte (6%) do imposto Devido.
Apesar de não ter custo algum, a destinação ainda é praticada por um número muito pequeno de brasileiros. O grande obstáculo no caminho da disseminação deste hábito é, mesmo, a falta de informação. E por isso as campanhas são tão importantes.
O bom é que elas, como veremos adiante, vêm dando resultados.
Indicadores nacionais
Este ano, o montante das destinações do IRPF em todo o Brasil bateu a marca inédita de 294 milhões de reais. Crescimento de incríveis 30% na comparação com os 225 milhões arrecadados em 2022.
Destes 294 milhões, 183 foram para Fundos da Criança e do Adolescente (FDCA). Os outros 111, para os Fundos dos Direitos da Pessoa idosa (FDI).
Rio Grande do Sul…
…céu, sol, Sul, terra e cor.
Os Fundos gaúchos (o estadual e os municipais) foram destino de 36 milhões de reais em 2023 – cinco a mais do que no ano passado.
Destes 36 milhões, 22,5 foram para os FDCA e os 13,8 restantes, para os FDI.
o texto a seguir é específico para veículos de comunicação de Caçapava e arredores
Caçapava do Sul
O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caçapava do Sul receberá, em 2023, o valor recorde de 47 mil reais – um salto considerável, se compararmos com os 39 mil do ano passado.
A cidade ainda não possui um Fundo da Pessoa Idosa, mas ele já está em fase final de regularização e deverá ser ativado em algumas semanas.
Santana da Boa Vista
Outra localidade que merece destaque é Santana da Boa Vista. Ela, que até o ano retrasado nem tinha Fundos para receber nada, neste ano arrecadou 16,2 mil reais – 9,3 deles para o Fundo da Criança e 6,9 para a Pessoa Idosa.
Em 2022, os fundos santanenses haviam arrecadado 11 mil reais no total. Isso significa que houve um avanço de incríveis 47% de um ano para o outro.
São Sepé e Lavras na contramão
As destinações em Lavras do Sul tiveram uma modesta queda, somando 39 mil reais – contra 41 mil arrecadados em 2022 – sendo que três quartos deste valor foram para o FDCA e o resto para o Fundo da Pessoa Idosa.
Já São Sepé protagonizou uma queda acentuada em suas destinações. Em 2023, elas somaram 35 mil reais: 20 mil reais foram para o Fundo da Pessoa Idosa e os restantes 15 mil para Criança e Adolescente. Isso é praticamente um terço dos 96 mil recebidos do ano passado.
fim do trecho regional para veículos de Caçapava e arredores
o texto a seguir é específico para veículos de comunicação de Viamão
Viamão
Os Fundos Municipais de Viamão receberão, em 2023, um total de 299 mil reais em destinações. Este valor representa um salto de inacreditáveis 83% sobre os 163 mil arrecadados no ano passado.
Destes 299 mil, 222 mil irão para o Fundo da Criança e do Adolescente e os outros 77 mil, para o da Pessoa Idosa.
Uma curiosidade: apesar de os valores terem praticamente dobrado de um ano para o outro, o número de contribuintes destinadores teve um crescimento bem mais modesto: eram 199 em 2022 e agora são 218. Isso significa que (relativamente) pouca gente aderiu à causa, mas foi gente com grandes rendas e portanto com grande potencial para contribuir.
fim do trecho regional para veículos de Viamão