Receita Federal e Unipampa promoveram encontro sobre imposto solidário e cidadania em Caçapava do Sul

Palestra levou ao público conhecimentos sobre a natureza do nosso sistema tributário e falou das possibilidades de atuação do cidadão comum na construção de um Brasil mais justo.

A Receita Federal, em parceria com a Unipampa, promoveu na tarde de quinta-feira dia 10 de Maio uma palestra realizada no auditório do campus da universidade em Caçapava do Sul.

No encontro o agente local da Receita, Fábio Burch Salvador acompanhado pelo adjunto da unidade, Ilton Busatto Veloso, falou sobre imposto de renda, imposto solidário, a importância da fiscalização aduaneira na proteção à economia brasileira e apresentou em linhas gerais as características, perspectivas e dilemas do sistema tributário brasileiro.



A iniciativa, que faz parte do trabalho de promoção da Cidadania Fiscal, teve três objetivos principais: aproximar a Receita Federal da população; divulgar as possibilidades de destinação do IRPF; e munir o público com uma visão lúcida e informada sobre a natureza, a necessidade e a importância do sistema tributário para o progresso do Brasil.

A plateia presente fez perguntas e deu colaborações nos debates sobre os diversos assuntos apresentados. O tópico que mais despertou curiosidade foi justamente a destinação dos impostos das pessoas e empresas aos fundos de direitos.

Ao final do encontro o diretor do campus, José Rojas, sugeriu a repetição da apresentação em outras ocasiões para que as mensagens dela – que ele classificou como muito importantes – atinjam o maior número de pessoas possível.