Entrevista com o primeiro delegado da Receita Federal em Santa Maria

Antigo fiscal do Imposto de Renda, transformado em Auditor-Fiscal quando da criação da Receita Federal em 1968, Paulo Veiga Marques assumiu a DRF/Santa Maria em 1969. Ele não tinha nem uma sala adequada para trabalhar e precisou montar sua equipe reunindo um grupo de fiscais de tributos que pertenciam a diversas repartições que estavam, naquele momento, sendo engolidas pela nova super instituição tributária do governo federal.

Este vídeo é um registro histórico preciosíssimo, encomendado pela Delegacia da Receita Federal em Santa Maria para a formação do seu acervo memorial. Paulo, o entrevistado, tem o poder de nos inspirar com toda sua alegria, sua lucidez e pela absoluta empolgação que ainda nutre pela missão que assumiu há tantas décadas.

Ouvir as histórias dele é viajar no tempo. É olhar para um passado no qual a Receita Federal como a conhecemos simplesmente não existia. É se emocionar com as peripécias dos homens e mulheres da geração pioneira que, com muito trabalho e criatividade, deram início a isso tudo que temos hoje.

Este vídeo é uma preciosidade.

A filmagem foi feita pela turma da Seção de Comunicação Institucional da 10ª Região Fiscal e a edição foi feita por mim.