Participação na XII Conferência Municipal de Assistência Social (CMAS) em Caçapava do Sul

Na tarde da segunda-feira dia 30 de agosto participei, como representante da Receita Federal, da XII CMAS de Caçapava do Sul. O encontro, realizado no auditório do Instituto de Educação Augusta Maria de Lima Marques, reuniu delegados das diversas entidades da cidade, além de representantes do governo e da sociedade civil.

A abertura contou com uma palestra da assistente social Maria Alice Gonçalves da Cruz da Luz, da prefeitura de Santa Margarida do Sul. 

Em sua fala, Maria Alice explicou o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a legislação relativa a ele e falou das dificuldades trazidas, em suas palavras, pelo “corte orçamentário da ordem de 70% para este setor em todas as cidades, sendo que em algumas foi ainda maior”.

Foi uma palestra muito esclarecedora, muito bem apresentada. 

Em seguida, os participantes foram divididos em grupos para a elaboração de propostas a serem levadas à 14ª Conferência Estadual de Assistência Social (CEAS), além da eleição de delegados para representar o município.

A Receita Federal é o principal órgão responsável pela arrecadação de recursos para a garantia dos direitos básicos dos brasileiros. Por isso, está sempre disposta a contribuir para o aprimoramento do trabalho da Assistência Social de todas as formas possíveis.

Eu, pessoalmente, contribuí com informações e ideias para a elaboração de algumas propostas inclusas no documento final.


Fotos da Prefeitura de Caçapava do Sul: