Velhas capas de jornais

Meu primeiro contato com o design foram as aulas de diagramação de jornais na faculdade de Comunicação da PUCRS, ali por 2001 ou 2002.

Depois de formado trabalhei, por muitos anos, como diagramador para alguns jornais do interior gaúcho. Eu perdi quase tudo o que fiz nesse período mas felizmente encontrei algumas capas que contam essa história.

Elas hoje me parecem pueris, simplórias, mas servem para contar a história da minha evolução neste campo.

Isso aqui foi a base, o primórdio de tudo o que crio hoje.


Capas do Jornal Águas Claras

Consegui encontrar duas das capas desse periódico semanal, que eu diagramei da primeira até a última edição (durou uns dois anos).

Essas são algumas das últimas capas de tabloide que eu desenhei na vida, já no apagar das luzes da minha atuação nos jornais impressos.

Na época, os smartphones estavam chegando às mãos do povão e muitos jornais interioranos estavam abandonando suas versões de papel.

Meu estilo no período era fortemente inspirado pelo Meia Hora, do RJ.



Uma coisa interessante nessas capas é o tom “pasquim” das manchetes e o constante deboche com relação aos políticos. Isso fez parte do meu estilo jornalístico, na verdade, desde o começo (como veremos abaixo).


Capas do A Cidade

Esses são os trabalhos mais antigos que eu ainda tenho. Antes deles, diagramei alguns jornais dentro da universidade dos quais provavelmente ninguém mais tem exemplar algum.



A edição dos aviõezinhos: hoje, com a cultura dos memes, ela parece até convencional e comportada mas, em 2005, era diferente de tudo o que se via na concorrência.


A capa dos aviões já foi uma tremenda evolução com relação a outra que fiz poucos meses antes: abaixo, temos a primeira capa de jornal que eu editei profissionalmente na vida.