Este é o conteúdo do antigo Blog Fabio Salvador, do ano de 2004 até 2015.
      Muitos dos antigos dados foram perdidos, mas uma parte dos artigos publicados no velho site está aqui, resgatada, para consulta.
      Este é um site MEMORIAL, ele não receberá novos posts e não está aberto a novos comentários.
      Acessar
      o site
      ATUAL
      CATEGORIAS
    • Polí­tica e Reportagens
    • Reflexões e Polêmicas pessoais
    • A vida na CEEE
    • Cinema
    • Videogames
    • Carros
    • Comunicação
    • Informática
    • Entretenimento e Celebridades
    • Curiosidades
    • Falecimentos
    • Livros
    • Charges e Quadrinhos
    • 16/07/2015 - Polí­tica e Reportagens
      Representantes de quem?

      Editorial do Jornal Sexta no dia 10 de Julho de 2015, falando sobre essas porcarias de políticos que insistimos em eleger.

      Sabem o que é verdadeiramente engraçado neste nosso mundo? É que nós chamamos o sistema de governo que temos de "democracia representativa". Em teoria, é um regime no qual os milhões de brasileiros elegem representantes seus, para irem ao Congresso Nacional no papel de "avatares" dos grupos que formam a sociedade.

       

      Assim, digamos, os defensores da ecologia elegeriam seus deputados, os que acham que o porte de armas deveria ser liberado elegem outros, a turma que é contra o capitalismo elege mais uns, enquanto seus opositores também marcam espaço, as regiões elegem gente de todo canto do Brasil. E assim, teríamos um Congresso plural, com as "vozes" de todas as facetas deste imenso Brasil ecoando pelos corredores.

       

      Na prática, não.

       

      Para começo de conversa, existe um tal de "baixo clero", uma camada enorme de deputados que decide muito pouco e serve mais para fazer número nas votações. Alguns, mais articulados, mais votados, mais próximos das fontes de financiamento e cargos, formam uma "nata" que é a que realmente decide. Nada a ver com o ambiente democrático e de debate livre que os inventores do sistema idealizavam.
      Mas digamos que, mesmo assim, a composição das bancadas reflita a composição da população.

       

      Não. Não refletem...

       

      Nossos parlamentares não nos representam. Eles simplesmente se elegem e se reelegem, e vão para Brasília defender aquilo que passar pela cabeça deles. Por isso é possível fazer uma pesquisa, descobrir que o povo quase todo é a favor de uma coisa, e os parlamentares votarem em outra.
      Por isso é possível vermos um mesmo assunto ser votado duas vezes em poucas horas, ser rejeitado em uma rodada, e aprovado em outra.

       

      Eles lá em cima não são nossos representantes. Raramente um deputado sai às ruas pedindo a opinião das bases e do povo na hora de votar um projeto importante. Ele escuta o líder da bancada, o articulador de cada lado, o governo (com seus almejados cargos), ele escuta o patrocinador de sua campanha.

       

      Então, cada deputado representa quem? Legisla para quem? Constrói um Brasil bom para quem?  E nós, que votamos, temos algum representante de fato? No Brasil de hoje, temos uma democracia representativa na qual a voz do povo não passa para dentro das paredes do parlamento. E se o povo tenta entrar lá para ser ouvido, é corrido a porrete e bomba.

       

      Que democracia é essa?