FINALMENTE UMA LEI ÚTIL
Dilma sancionou uma lei nova, dizendo que os cartórios, ao registrar um óbito (uma morte), vão ter que avisar à Receita Federal e à Secretaria de Segurança Pública estadual.
- Não vai dar mais para abrir empresa em nome de morto.
- Nem fazer identidade com nome do morto e foto do malandro.
- Muito menos tirar empréstimo em nome do defunto.
Vai ter muito estelionatário morrendo de fome. O projeto de lei foi do Celso Russomano.
PSB + PPS 1: O FATO
Os dois partidos anunciaram uma fusão. Faz todo sentido. Há um ano atrás fui e um evento pré-campanha e vi uma harmonia rara, mesmo entre legendas coligadas.
PSB + PPS 2: O RISCO
Na edição passada, o jornal Sexta já trouxe a notícia, mas eu vejo um risco: a "janela" na lei da fidelidade partidária, que permitirá a entrada de deputados de outros partidos, é a mesma que será usada pelos descontentes, especialmente dentro do PSB.
Falo daquela turma que ficou possessa com a saída do governo Dilma, e quase quebrou os pratos quando o PSB foi abraçar Aécio. Luísa Erundina é o nome que me vem à mente.
PSB + PPS 3: EM VIAMÃO
O impacto da novidade em Viamão é incerto. O PPS está meio "sumido" da cena, mas tem seus militantes. A turma da Rede também anda muito calada. O PSB continua atuando, com um vereador só, mas fazendo barulho.
PSB + PPS 4: O QUE DEU NELES?
Esse projeto de fusão dos partidos já apareceu, tempos atrás, mas "morreu na praia". O que teria motivado os líderes das siglas a desenterrar a ideia? Será que tem a ver com o fim das coligações proporcionais?
EDUARDO ESCOBAR
Eduardo Escobar, que saiu da Comunicação da Câmara depois de muitos anos, assumiu uma diretoria na Prefeitura. Finalmente, relacionada à área dele (que é arquiteto). A novidade deu falatório dentro do partido dele, e ele, para evitar maiores discussões, se desfiliou. Políticos à parte, a prefeitura de Viamão precisa de gente com o conhecimento certo, no cargo certo. De politicagem, a cidade não precisa.
SARTORI TÁ DE SACANAGEM
Até dá para discutir se a RS040 estava melhor com a Univias ou com a EGR dos tempos do Tarso. A única certeza que tenho é que a EGR sob o Sartori esqueceu nossa região. A segunda pista (a nova) parece uma réplica da RS118.
É TUDO UMA QUESTÃO...
Mesmo que um governo seja uma porcaria, ele foi eleito. Então, dá para questionar a linha do governo mas não adianta fazer pirraça e torcer para que o Universo tenha pena de nós, e faça o tempo voltar, e mudar o resultado da última eleição.
DIGO ISSO...
... porque o pessoal faz panelaço contra a Dilma, tira sarro do Sartori e xinga o Bonatto, como se isso fosse mudar o fato de eles serem os governantes eleitos. A gente tem é que se apropriar dos espaços de participação e ação, e dar rumo, fazer-se ouvir por esses governos, já que foram eleitos.
Bater panela, gritar e espernear, todo o tempo, só desgasta o governante e só interessa para os políticos da oposição, não para o povo, cuja melhoria de vida depende de ações concretas.