Este é o conteúdo do antigo Blog Fabio Salvador, do ano de 2004 até 2015.
      Muitos dos antigos dados foram perdidos, mas uma parte dos artigos publicados no velho site está aqui, resgatada, para consulta.
      Este é um site MEMORIAL, ele não receberá novos posts e não está aberto a novos comentários.
      Acessar
      o site
      ATUAL
      CATEGORIAS
    • Polí­tica e Reportagens
    • Reflexões e Polêmicas pessoais
    • A vida na CEEE
    • Cinema
    • Videogames
    • Carros
    • Informática
    • Comunicação
    • Entretenimento e Celebridades
    • Curiosidades
    • Falecimentos
    • Livros
    • Charges e Quadrinhos
    • 08/05/2015 - Polí­tica e Reportagens
      Finalmente um lei útil!

      Coluna do dia 08 de Maio de 2015 no Jornal Sexta.

      FINALMENTE UMA LEI ÚTIL

      Dilma sancionou uma lei nova, dizendo que os cartórios, ao registrar um óbito (uma morte), vão ter que avisar à Receita Federal e à Secretaria de Segurança Pública estadual.

      - Não vai dar mais para abrir empresa em nome de morto.

      - Nem fazer identidade com nome do morto e foto do malandro.

      - Muito menos tirar empréstimo em nome do defunto.

      Vai ter muito estelionatário morrendo de fome. O projeto de lei foi do Celso Russomano.

       

      PSB + PPS 1: O FATO

      Os dois partidos anunciaram uma fusão. Faz todo sentido. Há um ano atrás fui e um evento pré-campanha e vi uma harmonia rara, mesmo entre legendas coligadas.

       

      PSB + PPS 2: O RISCO

      Na edição passada, o jornal Sexta já trouxe a notícia, mas eu vejo um risco: a "janela" na lei da fidelidade partidária, que permitirá a entrada de deputados de outros partidos, é a mesma que será usada pelos descontentes, especialmente dentro do PSB.

      Falo daquela turma que ficou possessa com a saída do governo Dilma, e quase quebrou os pratos quando o PSB foi abraçar Aécio. Luísa Erundina é o nome que me vem à mente.

       

      PSB + PPS 3: EM VIAMÃO

      O impacto da novidade em Viamão é incerto. O PPS está meio "sumido" da cena, mas tem seus militantes. A turma da Rede também anda muito calada. O PSB continua atuando, com um vereador só, mas fazendo barulho.

       

      PSB + PPS 4: O QUE DEU NELES?

      Esse projeto de fusão dos partidos já apareceu, tempos atrás, mas "morreu na praia". O que teria motivado os líderes das siglas a desenterrar a ideia? Será que tem a ver com o fim das coligações proporcionais?

       

      EDUARDO ESCOBAR

      Eduardo Escobar, que saiu da Comunicação da Câmara depois de muitos anos, assumiu uma diretoria na Prefeitura. Finalmente, relacionada à área dele (que é arquiteto). A novidade deu falatório dentro do partido dele, e ele, para evitar maiores discussões, se desfiliou. Políticos à parte, a prefeitura de Viamão precisa de gente com o conhecimento certo, no cargo certo. De politicagem, a cidade não precisa.

       

      SARTORI TÁ DE SACANAGEM

      Até dá para discutir se a RS040 estava melhor com a Univias ou com a EGR dos tempos do Tarso. A única certeza que tenho é que a EGR sob o Sartori esqueceu nossa região. A segunda pista (a nova) parece uma réplica da RS118.

       

      É TUDO UMA QUESTÃO...

      Mesmo que um governo seja uma porcaria, ele foi eleito. Então, dá para questionar a linha do governo mas não adianta fazer pirraça e torcer para que o Universo tenha pena de nós, e faça o tempo voltar, e mudar o resultado da última eleição.

       

      DIGO ISSO...

      ... porque o pessoal faz panelaço contra a Dilma, tira sarro do Sartori e xinga o Bonatto, como se isso fosse mudar o fato de eles serem os governantes eleitos. A gente tem é que se apropriar dos espaços de participação e ação, e dar rumo, fazer-se ouvir por esses governos, já que foram eleitos.

      Bater panela, gritar e espernear, todo o tempo, só desgasta o governante e só interessa para os políticos da oposição, não para o povo, cuja melhoria de vida depende de ações concretas.