Este é o conteúdo do antigo Blog Fabio Salvador, do ano de 2004 até 2015.
      Muitos dos antigos dados foram perdidos, mas uma parte dos artigos publicados no velho site está aqui, resgatada, para consulta.
      Este é um site MEMORIAL, ele não receberá novos posts e não está aberto a novos comentários.
      Acessar
      o site
      ATUAL
      CATEGORIAS
    • Polí­tica e Reportagens
    • Reflexões e Polêmicas pessoais
    • A vida na CEEE
    • Cinema
    • Videogames
    • Carros
    • Comunicação
    • Informática
    • Entretenimento e Celebridades
    • Curiosidades
    • Falecimentos
    • Livros
    • Charges e Quadrinhos
    • 04/05/2015 - Polí­tica e Reportagens
      Não, não falarei do Dia do Trabalhador

      Coluna do dia 01 de Maio de 2015 no Jornal Sexta.

      NÚMEROS 1 – PROJETINHOS BESTAS

      Gosto muito de números. E de internet. O site "excelencias.org.br", traz um Raio-X dos nossos políticos. O primeiro dado interessante: a gente costuma pensar no Senado como uma casa de homens sérios e experientes, e a Câmara Federal, um picadeiro para Tiriricas e afins.

      Bom. Só que o índice de projetos irrelevantes da Câmara é de 9%, enquanto o do Senado é de 24%.

       

      NÚMEROS 2 – "MATANDO" SERVIÇO

      O índice de ausências a sessões da Câmara mal passa dos 8%. Já o do Senado é de incríveis 20%.

      Qualquer parlamentar que falte a 33% das sessões perde o mandato. O que é no mínimo engraçado. O trabalhador comum, não precisa nem faltar a 10% dos dias de trabalho, para ir pro olho da rua.

       

      NÚMEROS 3 – AMPLIANDO O ABISMO

      Querem outra? O "investimento" médio por candidato a deputado federal vem caindo e hoje é menor do que em 2002. Mas o "custo do voto" só aumenta. Ou seja, cada vez mais, despontam mega-candidatos com mega-campanhas cada vez mais caras, e aumenta a multidão dos pangarés iludidos.

       

      NÚMEROS 4 – MAIS VOTOS

      Apesar de termos mais partidos e mais candidatos, a média de votação dos eleitos aumenta. Mais uma prova de que a "nata" ganha cada vez mais distância dos candidatos "enche-nominata".

       

      LEMBRAM DO CASO DO MÉDICO CUBANO?

      Uma barbaridade sem tamanho, o episódio foi exposto na rodada local da pré-conferência da Saúde. Pena que já esteja ganhando um verniz político. A "paternidade" dessa luta virou objeto de cobiça.

       

      A ESCOLA É PARA A VIDA

      Sigo indignado com essa política de aprovar quase todos os alunos mesmo que eles não saibam quase nada. "Temos que levar em conta as limitações, o meio em que vivem, e premiar o esforço feito", dizem. A escola tem é que preparar o aluno para a vida!

      E na vida real, a intenção, o esforço, a lista de fatores limitantes, "mimimi", nada disso importa. A escola não pode ensinar que "tentar é o bastante". Aqui fora, só o resultado concreto faz a diferença.

      Ou o cara cresce e se acostuma com isso, ou está ferrado.

       

      A PASSAGEM SOBE, NÉ

      Ônibus é uma coisa engraçada. A cada ano, o número de passageiros aumenta. Sempre que possível, a passagem sobe. Só a qualidade do serviço prestado é que não. Se a falta de ar-condicionado já apavorava no verão (quando a abertura das janelas e o vento dão um certo alívio) no inverno quero só ver.

       

      O GUEX FALOU 1

      O ex-vereador Romer disse tudo, lá no blog dele: a passagem do ônibus aumenta às vésperas de sair uma licitação do transporte coletivo. A empresa de ônibus pode oferecer uma "redução" para o preço velho. E com isso, encerra-se a fatura.

       

      O GUEX FALOU 2

      A divisão da cidade em duas "bacias" limitará a licitação a empresas grandes, com duas vitoriosas. Ele acha que deveriam licitar por linha ou conjunto de linhas.

       

      O GUEX APOSTOU

      Romer acredita que a licitação virá cheia de "mancadas", fazendo com que o Tribunal de Contas a tranque. E com a licitação trancada, as coisas seguem como estão, pra sempre.