NÚMEROS 1 – PROJETINHOS BESTAS
Gosto muito de números. E de internet. O site "excelencias.org.br", traz um Raio-X dos nossos políticos. O primeiro dado interessante: a gente costuma pensar no Senado como uma casa de homens sérios e experientes, e a Câmara Federal, um picadeiro para Tiriricas e afins.
Bom. Só que o índice de projetos irrelevantes da Câmara é de 9%, enquanto o do Senado é de 24%.
NÚMEROS 2 – "MATANDO" SERVIÇO
O índice de ausências a sessões da Câmara mal passa dos 8%. Já o do Senado é de incríveis 20%.
Qualquer parlamentar que falte a 33% das sessões perde o mandato. O que é no mínimo engraçado. O trabalhador comum, não precisa nem faltar a 10% dos dias de trabalho, para ir pro olho da rua.
NÚMEROS 3 – AMPLIANDO O ABISMO
Querem outra? O "investimento" médio por candidato a deputado federal vem caindo e hoje é menor do que em 2002. Mas o "custo do voto" só aumenta. Ou seja, cada vez mais, despontam mega-candidatos com mega-campanhas cada vez mais caras, e aumenta a multidão dos pangarés iludidos.
NÚMEROS 4 – MAIS VOTOS
Apesar de termos mais partidos e mais candidatos, a média de votação dos eleitos aumenta. Mais uma prova de que a "nata" ganha cada vez mais distância dos candidatos "enche-nominata".
LEMBRAM DO CASO DO MÉDICO CUBANO?
Uma barbaridade sem tamanho, o episódio foi exposto na rodada local da pré-conferência da Saúde. Pena que já esteja ganhando um verniz político. A "paternidade" dessa luta virou objeto de cobiça.
A ESCOLA É PARA A VIDA
Sigo indignado com essa política de aprovar quase todos os alunos mesmo que eles não saibam quase nada. "Temos que levar em conta as limitações, o meio em que vivem, e premiar o esforço feito", dizem. A escola tem é que preparar o aluno para a vida!
E na vida real, a intenção, o esforço, a lista de fatores limitantes, "mimimi", nada disso importa. A escola não pode ensinar que "tentar é o bastante". Aqui fora, só o resultado concreto faz a diferença.
Ou o cara cresce e se acostuma com isso, ou está ferrado.
A PASSAGEM SOBE, NÉ
Ônibus é uma coisa engraçada. A cada ano, o número de passageiros aumenta. Sempre que possível, a passagem sobe. Só a qualidade do serviço prestado é que não. Se a falta de ar-condicionado já apavorava no verão (quando a abertura das janelas e o vento dão um certo alívio) no inverno quero só ver.
O GUEX FALOU 1
O ex-vereador Romer disse tudo, lá no blog dele: a passagem do ônibus aumenta às vésperas de sair uma licitação do transporte coletivo. A empresa de ônibus pode oferecer uma "redução" para o preço velho. E com isso, encerra-se a fatura.
O GUEX FALOU 2
A divisão da cidade em duas "bacias" limitará a licitação a empresas grandes, com duas vitoriosas. Ele acha que deveriam licitar por linha ou conjunto de linhas.
O GUEX APOSTOU
Romer acredita que a licitação virá cheia de "mancadas", fazendo com que o Tribunal de Contas a tranque. E com a licitação trancada, as coisas seguem como estão, pra sempre.