Matéria publicada no Jornal A Cidade em 22 de Abril de 2005.
Dia 21 de Abril, terça-feira, os vereadores Dédo (PT) e Romer (PDT), acompanhados dos jornalistas Fábio Salvador (jornal A Cidade) e João D´Michelena (jornal Califórnia), visitaram as obras paralisadas da escola estadual de ensino médio da Bica (que ainda não tem um nome oficial, pois não foi inaugurada),na Santa Isabel.
A construção, imponente até mesmo para quem olha de longe, está inacabada. A estrutura foi erguida pelo Governo do Estado, bem como algumas paredes de tijolos. A fiação elétrica e o encanamento de água estão por fazer, e ainda faltam os marcos de portas, o forro, o telhado, o acabamento, as janelas, grades, párapeitos.
O colégio é tão grande, que, segundo o vereador Dédo, "uma vez pronto, resolverá os problemas de falta de escola do 4º e 8º Distritos". Romer completou a idéia, demonstrando a quantidade de salas construídas no local, e as imensas áreas de lazer disponíveis ao redor e nos pátios suspensos do colégio.
Atualmente, o prédio está sob a responsabilidade do governo estadual. Este, por sua vez, não está tocando as obras em frente.
Dédo e Romer planejam agora articular um acerto entre a Prefeitura de Viamão e a Secretaria da Educação do Estado, para que a escola passe a ser responsabilidade do município, este sim, atualmente mais apto a terminar o trabalho.
As negociações serão facilitadas pelo fato de a dupla de vereadores ter boas relações com a Prefeitura (pois Dédo é do PT), e com o secretário da Educação, José Fortunati (do PDT, partido do Romer).
Romer ressaltou que "uma boa parte da construção bruta, de estrutura, está pronta", e o que ainda falta pode ser feito a curto prazo, se houver colaboração e boa vontade dos governos e políticos envolvidos.
Depois de visitarem as obras, e caminharem pelo bairro, os dois vereadores foram para a Câmara de Vereadores, pois já aproximava-se o horário da sessão do dia. Lá, ambos ocuparam a tribuna para falar das infinitas possibilidades e benefícios trazidos com a retomada das obras desta importante instituição de ensino, que poderá, pronta, abrigar milhares de alunos, em uma área bastante povoada e desenvolvida de Viamão, que é o bairro Santa Isabel.