Matéria publicada em 13 de Março de 2012 no ViamaoAgora.com.br.
No último sábado, dia 10, pela manhã, o Partido Socialismo e Liberdade inaugurou sua sede distrital em Águas Claras, na parada 88-A, com a presença de militantes e novos filiados, em evento capitaneado pelo presidente municipal da sigla, Pedro Ciarlo, e pelo vereador Romer Guex.
O PSOL vem montando sua estrutura de campanha, com vistas às eleições de 2012. A direção partidária parece ter noção do verdadeiro combate de Davi e Golias que terá que travar contra as duas frentes amplas (a do governo e a da oposição) que vêm sendo formadas, por partidos bem maiores do que a pequena sigla socialista. Para compensar a falta de tamanho, os PSOListas estão investindo em organização: o partido já tem pré-candidato definido há pelo menos um ano, enquanto petistas e opositores ainda discutem nomes e alianças.
Nas últimas eleições municipais (2008), o PSOL fez uma quantidade de votos muito significativa nos colégios Apolinário (Águas Claras) e Canquerini (Capão da Porteira), de modo que a região tornou-se foco das estratégias partidárias.
Em seus discursos, os líderes do partido fizeram questão de chamar a atenção para um detalhe simbólico do ato: "Esta é a primeira sede partidária fundada em Águas Claras, e se um dia esta região se emancipar de Viamão, nós poderemos dizer que o primeiro partido a ter uma sede na cidade é o PSOL", disseram.
"Em Águas Claras, existe um grande clamor pela emancipação. Mas por quê existe este clamor? Ora, porque é evidente que o poder público municipal não atende às necessidades da região. Se Viamão tratasse corretamente sua zona rural, ela não lutaria pela separação da cidade-mãe. Se eu for eleito prefeito de Viamão, isso vai mudar", disse o vereador Romer, que está em pré-campanha para a Prefeitura.
"O crescimento de Águas Claras é essencial para toda Viamão. A solução dos problemas de trânsito da cidade, por exemplo, passam por aqui. Todos os dias a RS040 vira um funil, com a cidade inteira indo trabalhar em Porto Alegre. Se Águas Claras crescer, atraindo indústrias limpas, comprometidas com a preservação ambiental, e virar um pólo produtivo, nós teremos um outro foco de deslocamento para a força de trabalho viamonense. Então, tudo está interligado. Esta região é um ponto chave para discutirmos o futuro da cidade", completou o pré-candidato.
Entre os novos filiados que assinaram ficha no evento, estava o ex-colunista do antigo Jornal Folha da Terra, William Contraponto.
Após o ato de inauguração da sede, os militantes saíram com suas bandeiras e panfletos apresentando o presidente Ciarlo e o pré-candidato Romer aos comerciantes e moradores das redondezas. Ao contrário do que às vezes acontece com políticos, eles foram bem recebidos – em alguns pontos, até mesmo com entusiasmo – pelas pessoas.
O PARTIDO
O PSOL é um partido de matiz socialista, nascido há alguns de uma dissidência do PT (um grupo chamado de radical por não concordar com a política de "paz e amor" com relação aos inimigos que o partido antes combatia), e com o tempo acabou aglutinando outros movimentos de esquerda.
Viamão é uma das cidades no RS onde o PSOL tem uma de suas forças mais expressivas, ao lado apenas de Porto Alegre. Em 2008, a legenda conseguiu a proeza de eleger um vereador (Romer), deixando "para trás" partidos bem mais tradicionais e maiores, como o PSB, o PSDB e o PPS.
Para 2012, o partido j[a lançou o nome do vereador Romer Guex para prefeito. Com os "rachas" em partidos, tanto da oposição mas principalmente do governo, a pré-candidatura, inicialmente inexpressiva, passou a ganhar novos apoios de forma constante. O partido anuncia já ter uma quantidade tal de pré-candidatos à vereança, que não há mais espaço na legenda. Uma possível aliança com outro partido de esquerda está em estudo.