Uma das matérias mais comentadas da edição de 1º de Agosto de 2014 do Jornal Águas Claras do Sul, escrita em dupla com Jorge Cavalheiro.
Pouca gente sabe, mas Viamão é o lar de uma cervejaria artesanal que produz cerveja de altíssima qualidade. Ela fica no Centro da cidade. É a Bicuda Cervejas Artesanais. Jorge Alberto Meira, o criador do empreendimento, fala da origem de seu interesse pelo ramo: “A cerveja é uma bebida milenar, que a gente cresce vendo nas festas, na família, e aquilo vai pegando importância no convívio familiar. A gente vê que não tem grande diferença entre as cervejas, em termos de sabor. Na adolescência se bebe por beber, mas depois, vai se ficando mais criterioso e se procurando sabores. E não tem sabores! Cerveja é cerveja. Mas aí vem a fase da vida em que se viaja, e se prova coisas melhores, mais variadas, e se fica com vontade de continuar a beber cervejas de boa qualidade ao voltar para casa”, diz.
Quando jovem, Jorge lembra de ter visto a mãe de um amigo fazendo cerveja em casa, em Santa Maria. Inspirado pelo espírito do “faça você mesmo”, em 2003 começou a fabricação, na cozinha da própria casa, só de brincadeira. “Eu era o que se chama de paneleiro, usando uma panela de 30 litros”, conta. Em 2010, a “brincadeira” tomou nova dimensão e ele passou a comprar equipamentos. Hoje, produz mil e quinhentos litros por mês.
“Eu comecei fazendo apenas cerveja tipo Belga, que não é popular como a Pilsen, mas é o gosto da família e dos meus amigos”, diz. A cerveja Pilsen é essa, amarela, que 90% das pessoas bebem quando vão ao bar. A produção, que visava apenas atender às festas particulares, ficou grande demais, e Jorge então resolveu comercializar. O primeiro lugar onde botou a Bicuda à venda foi a Casa de Carnes Viamonense. Pessoas vindas de fora de Viamão começaram a comprar e procurá-lo, e ele começou então a pôr a cerveja em outros pontos de venda, como o Cabritos, o Tatakai, e agora, chega a Águas Claras na Companhia das Carnes (popular mercado do Pézão).
VIAMÃO ACIMA DE TUDO
Jorge Alberto é um apaixonado pela cidade de Viamão. O rótulo da cerveja carrega uma bandeira do RS, um quero-quero, e a frase “Seiva de Viamão”. Quando a seleção do Equador escolheu vir se hospedar na cidade, preparou um lote de cerveja de um tipo belga, temperada com o uso de pau-brasil, tirado de uma árvore que ele possui dentro de sua propriedade. Esse lote saiu com um rótulo especial, alusivo às cores e símbolos equatorianos.