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    • 10/03/2013 - Carros
      Como consertar um Lada Laika usando peças de carros nacionais

      O maior desafio da vida de quem tem um Lada Laika é achar peças para o carro. Felizmente, como trata-se de uma mecânica muito simples, é possível usar peças de carros brasileiros comuns.


      O Lada Laika, ao contrário do que se costuma pregar por aí, é um carro excelente. Foi lançado no Brasil logo depois da abertura do mercado para importações, no governo Collor, e competia em preço com o carro mais barato do Brasil na época, o Fusca. Só que, claro, com o motor muito menos barulhento, o espaço interno muito maior, um consumo de gasolina mais modesto, e potência bem mais empolgante.

       

      Era um sistema complicado. Os Ladas saíam da União Soviética (da Rússia), iam para o Panamá, e de lá, para o Brasil. Não havia linha de montagem em terras tupiniquins. O problema é que, apesar de os carros da Lada serem populares, resistentes e simples de manter (o Laika é o equivalente do Fusca na Rússia até hoje: qualquer um conserta, e há peças em todo lugar), apareceram problemas na vinda das peças sobressalentes. Quando os Ladas no Brasil começaram a quebrar (natural com a idade), não haviam peças originais. O fim do socialismo no Leste Europeu e um sistema de logística muito mal pensados contribuíram para bagunçar ainda mais a vinda desses itens.

       

      A solução foi usar o Método MacGyver. Brasileiros ladeiros foram adaptando peças de carros nacionais. Eu fui, orgulhosamente, um deles. E trago algumas contribuições sobre o quê usar no seu Lada.

       


      CABOS DE VELA

      Os cabos de vela do Fiat Palio primeiro modelo (aquele dos anos 90) adaptam-se perfeitamente aos espaços e encaixes do Lada Laika. Parece até que foram feitos para ele. O que não surpreende, já que a Lada começou a fazer este carro baseado em um modelo da Fiat dos anos 1970, e a fábrica italiana seguidamente reaproveita, com aprimoramentos, desenhos que já deram certo em modelos anteriores.

       


      CALÇOS DO MOTOR

      Essa adaptabilidade é completamente inexplicável: por quê um carro feito na União Soviética, em cima de um modelo da Fiat, teria calços do motor quase iguais aos de um carro brasileiro baseado em um modelo alemão de uma fábrica norte-americana? Eu não sei. Mas os calços de motos do Opala casam direitinho no Lada. Não me pergunte por quê.

       


      ALTERNADOR

      Adaptar um alternador não é tão fácil quanto parece. É preciso levar em consideração o tamanho dele, o tamanho da polia, o encaixe dele no espaço junto ao motor. Assim como no caso dos calços, não tenho explicação alguma, mas o alternador do Escort Hobby parece feito para o Lada Laika. Na verdade, não do Hobby especificamente, e sim o de qualquer Escort com motor CHT. O regulador de voltagem e tudo mais são perfeitos.

       


      TAMPINHA DO RESERVATÓRIO DE ÁGUA

      Uma palavra: Fiat 147. (ok, são duas palavras). Não só esta tampinha como inúmeros outros componentes pequenos do Lada Laika são assustadoramente iguais aos do Fiat 147. E não é para menos: o carrinho da marca italiana é o modelo exatamente posterior àquele que os russos usaram como base para o nosso amado carango comunista.

       


      CARBURADOR

      Aqui, temos a questão central: o carburador do Lada não é difícil de recondicionar. O problema é que oficinas que recondicionem carburadores estão ficando a cada dia mais difíceis. Eu mesmo só conheço uma, boa, no cruzamento da RS118 com a RS020. Então, em muitos casos, é preciso trocar o carburador do Lada Laika. Tem gente que usa de Fusca (não sei como fica), mas os dois que ouço dizer que são muito bons são o Solex de corpo simples (do Chevette, acho), e o Weber 460 (do motor CHT).

       


      DISTRIBUIDOR

      Neste item, o Lada não tem exclusividade alguma em termos de adaptabilidade: sabe aquele distribuidor simplinho para carros com ignição eletrônica, que funciona no Chevette e mais um monte de veículos da mesma época? Pois é. Ele funciona no Lada Laika também. E não estou falando de adaptações. Ele encaixa perfeitamente.

       

      De minha parte, é só. Quem tiver mais colaborações, usar o espaço de comentários.