O que é Taxa Efetiva de Juros

Muitos bancos de financeiras atraem clientes com promessas tentadoras sobre a possibilidade da obtenção de empréstimos com juros “muito abaixo do mercado”. O endividado então pensa ter encontrado uma oportunidade “de ouro”. O problema é que, em muitos casos, essa alegria dissipa-se já na hora da assinatura do contrato.

Quando a hora H chega, a pessoa descobre que a taxa de juros anunciada não traduz-se em parcelas tão módicas quanto se esperava. Uma decepção dessas deveria frustrar as negociações mas, dependendo da situação do vivente, ele às vezes não tem outra opção: ele assina e sai da sala com a sensação de que foi logrado.

Nesta calculadora, temos um cálculo da taxa efetiva de acréscimos praticada em um empréstimo com prestações fixas. O resultado será o “juro efetivo”, real, depois que a instituição financeira aplica seus malabarismos legais e matemáticos sobre a alíquota anunciada na publicidade.

Pensei nisso como uma ferramenta de auxílio ao contratante desse tipo de empréstimo.

Calculadora

Insira o valor do seu empréstimo, o número de parcelas e o valor da cada parcela. A calculadora te dirá quando você terá pago ao final da quitação e te dará a taxa real de juros mensais (o juro composto que faz com que o valor contratado chegue ao total que está sendo cobrado nas parcelas).










Juros efetivos:

Quanto você vai pagar no total:

Total de acréscimo: