O que é Elasticidade-Preço

É a razão entre a variação percentual das quantidades ofertadas (o quanto os vendedores oferecem) ou demandadas (o quanto as pessoas estão dispostas a comprar) de um produto, dividida pela variação percentual do preço daquele produto no mercado.

Nesta página, temos uma única calculadora que nos permite obter, a partir de informações sobre variação de preços e de variação de quantidades, ao índice de elasticidade da demanda e da oferta de um determinado produto.

Elasticidade-Preço da Demanda

É a medida do quanto a demanda por um produto flutua em resposta às flutuações do preço dele no mercado.

A queda no preço de um produto tende a aumentar a demanda por ele, pois pessoas que antes não tinham condições ou acreditavam que não valesse a pena comprá-lo passam a comprar. No sentido oposto, se o preço sobe, o produto sai da cesta de compras de alguns consumidores.

Estas escolhas, por parte do consumidor, dependem do quanto o preço daquele produto representa no orçamento do comprador, do quanto este comprador considera tal produto como essencial, e também da existência ou não de substitutos mais baratos.

Elasticidade-Preço da Oferta

É a medida da variação da oferta de um produto em resposta a mudanças no preço dele, no preço que os consumidores estão dispostos a pagar por ele.

Como regra geral, o aumento do valor disponível no mercado consumidor – que as pessoas têm e estão dispostas a gastar – para comprar um tipo de produto tende a provocar um aumento na oferta daquele produto, já que as empresas têm mais incentivo para produzi-lo.

Exemplo: se eu sou um fazendeiro e planto milho e soja, e o valor da saca de soja começa a aumentar, eu tenho um incentivo que me leva a dedicar mais da minha terra ao plantio de soja, porque ela me rende mais.

Calculadora

Insira os valores correspondentes ao preço do produto no começo e no final do período em análise, e as quantidades (demandadas ou ofertadas) neste mesmo período.













Resultado: